Sala de Imprensa

Dez projetos Seagems para marcar dez anos de operações

Em comemoração aos dez anos de operações Seagems, elencamos dez dos projetos mais desafiadores que entregamos nesse período.

Confira abaixo:

 

1- A instalação de 11 Manifolds usando nossos PLSVs

Desenvolvida pela Topázio, a campanha aconteceu entre 2017 e 2023, com 06 Manifolds Submarinos de Injeção de Água e Gás (MSIAG) do Pré-Sal, 03 Robóticos e 02 Manifolds Submarinos de Injeção de Água (MISIA) Revit de Marlim. Foi uma importante atividade de instalação submarina para o histórico de engenharia da Seagems, ampliando a cartela de serviços da empresa e gerando confiança para muito mais.

2- Instalação de Mesa Auxiliar para MCVs Gigantes e de 04 Jumpers 16’’

Todo o projeto e desenvolvimento da Mesa Auxiliar de nossas embarcações foi conduzido internamente. O equipamento serve para a verticalização e montagem de MCVs (Módulo de Conexão Vertical) gigantes e foi fundamental na campanha de instalação de 04 Jumpers de 16 polegadas pelas embarcações Diamante e Rubi no projeto RHAS da Saipem / Gasodutos de Exportação de Gás dos campos de Iracema Sul, Sapinhoá Norte, Lula Norte e Lula Extremo Sul, que ocorreram entre fevereiro de 2016 e maio de 2018. 

3- Mesa de Bundle & Spreaderbar Dinâmico 

Projeto e desenvolvimento de solução para navios com sistema de lançamento singelo poderem operar com MCVs (Módulos de Conexão Vertical)  de bundle duplo e triplo. Um sucesso em projetos com a Petrobras e PetroRio envolvendo as embarcações Diamante, Topázio, Esmeralda e Jade entre maio de 2022 até junho de 2024. 

4- Primeiras BAP e ANM instaladas via cabo com PLSV

Nas operações da Jade, fomos capazes de instalar, via cabo, a primeira Base Adaptadora de Produção (BAP) – em maio de 2017 – e a primeira Árvore de Natal Molhada (ANM) – em janeiro de 2018 – usando um PLSV no Brasil. Para a primeira ANM trabalhamos com MQC-Tool e utilizamos SEISMIC instrumentado através de nossos ROVs, um marco de pioneirismo em engenharia.  Em seguida, fizemos a Instalação de seis Bases-Guia e 06 ANMs horizontais em Moçambique / Coral South / ENI com a Diamante, no que foi o primeiro projeto de instalação offshore na costa Leste da África, em LDA de 1.780m. O projeto foi executado em março de 2021 e as instalações foram mais um marco de pioneirismo em engenharia submarina.

5- Instalação do PLET / ESDV para P-70

Em 2023, a embarcação Ônix foi responsável por mais um projeto desafiador, a maior instalação já feita de um PLET usando um navio PLSV. O projeto foi concluído com êxito total para viabilizar as atividades do Gasoduto de Exportação da P-70. 

6- Suporte com Gangway Walk to Work

Com a embarcação Sapura Topázio, demos suporte à parada de manutenção em Unidades Estacionárias de Produção (UEPs) Petrobras, atuando como Unidade de Manutenção e Serviço (UMS). Para isso, instalamos uma plataforma de transporte de pessoas telecospica (Walk-to-Work) para permitir o translado bidirecional de trabalhadores.

7- Primeira instalação com abandono provisório de uma Lazy Wave

Em mais uma ação inédita, fomos responsáveis pela primeira Instalação com abandono provisório de uma configuração “Lazy Wave” da história, um desafio especialmente instigante para as equipes internas de Análise, Projetos e Operações, que desenvolveram todo o projeto com perícia e fizeram a entrega em perfeitas condições.

8- Recuperação do DPR sinistrados sobre o poço CRT-037

Em 2023, utilizando a embarcação Sapura Ônix, atuamos em um importante resgate de tubos de perfuracao (DPR – “Drill Pipe Riser”) e Umbilicais Hidráulicos (UH) caídos sobre o poço CRT-037. Este foi mais um trabalho de pioneirismo, já que nunca havia sido realizado por um PLSV.

9- Recuperação / Modificação & Reinstalação do MCV Gigante de LAPA

Em março de 2017 a embarcação Diamante foi utilizada para recuperar, substituir a saia e relançar o MCV Gigante do Gasoduto de LAPA. O projeto foi recusado por todas as outras instaladoras disponíveis devida a complexidade e dimensão do MCV, fora do envelope contratual / moonpool.

10 – Instalação dos Spools Rígidos para a Saipem

Projeto realizado com a embarcação Sapura Ônix em março de 2024, quando instalamos 05 Spools Rígidos no Campo de Búzios 05 em tempo recorde.

EXTRA

É impossível não destacar nossa cultura e nosso projeto contínuo de qualificação da força de trabalho interna (SEA – Seagems Excellence Academy). Através de nossa estrutura, políticas e cultura voltadas à educação, treinamento e formação de profissionais, foi possível ter sucesso em todos os projetos listados e muitos mais. A capacitação e preocupação genuína da Seagems em todos esses anos é um trunfo que merece sempre destaque.  

 

Outras Notícias
Assessoria de Imprensa

Débora Rolando

+55 21 98751-4902 (WhatsApp)

drolando@tramaweb.com.br

Ana Paula Teixeira

+55 11 99444-7347 (WhatsApp)

ana_paula@tramaweb.com.br

Victor Nascimento

+55 21 96787-1567 (WhatsApp)

victor.nascimento@seagems.com.br