35 alunos do 3º ano do Ensino Médio matriculados em escolas públicas da cidade participaram da primeira turma do PES – Programa Educacional Seagems.
Nesta quinta-feira (25) foi finalizada a primeira turma do Programa Educacional realizado pela Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, voltado à capacitação de alunos matriculados em escolas do município. A iniciativa, que teve início no último dia 15 de julho, contou com o apoio da Secretaria de Educação de Rio das Ostras (RJ) e capacitou 35 jovens do ensino médio das escolas CINAMOMO e Ciep 257 em uma jornada de aprendizado e vivência corporativa no setor de O&G.
Composto por módulos introdutórios e básicos de diferentes áreas, além de animações e vídeos institucionais, o curso ofereceu 103 horas de EAD e 64 horas presenciais nas instalações do SEA (Seagems Excellence Academy). Os módulos do projeto têm como destaque as noções básicas do trabalho de Operador de Lançamento e Piloto de ROV, mas inclui aprendizados em Hidráulica, Mecânica, Elétrica, Eletrônica, além de cursos voltados às dinâmicas cotidianas profissionais, como relacionamento interpessoal e texto corporativo.
“A Seagems é uma companhia que preza por treinamentos, foca em formação e aprimoramento, tendo na educação um diferencial de mercado, por isso, faz todo sentido para nós encabeçar uma iniciativa como esta”, explicou Glaucia Maciel, Diretora de Recursos Humanos da Seagems.
Para Gláucia, com ações como essa a empresa cumpre com seus objetivos de deixar um legado de suas atividades para a sociedade. “Estar com estes jovens por aqui nos renova e traz à tona a certeza de que é possível fazer a diferença na vida da comunidade que está ao nosso redor. Estamos proporcionando uma experiência transformadora para cada um destes jovens que se comprometeram a estar conosco durante as férias escolares. Eles estão brilhando!”, comemorou.
A ideia do Projeto Educacional vem amadurecendo desde o ano passado e teve como objetivo proporcionar aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Município de Rio das Ostras a chance de vivenciar, num ambiente corporativo, aulas básicas com assuntos relacionados ao negócio da Seagems, além de oferecer a eles acesso à plataforma online de ensino da empresa. Ou seja, os alunos tiveram acesso às mesmas condições de estudo proporcionada aos empregados Seagems
“Nesses oito dias de treinamentos, os alunos tiverem convivência com os empregados da Seagems de Rio das Ostras, com a base operacional em seu pleno funcionamento, o que pôde dar a eles uma visão para o futuro e uma ajuda na decisão do que escolher como profissão. Esperamos que esse Projeto abra muitas portas na vida desses estudantes e de alguma forma traga benefícios a eles e a seus familiares”, afirmou o Coordenador de Treinamento e Desenvolvimento da Seagems, Aurélio Ponec.
Equidade de gênero
Um dos pontos altos da formação foi a seleção de uma maioria feminina para a realização do curso. Numa área historicamente e majoritariamente dominada por homens, viabilizar um futuro com maior equidade de gênero é uma das metas da Seagems, que nos últimos anos de operação aumentou em 10% o número de mulheres em seu quadro de funcionários, que corresponde hoje a 18% da empresa. Para a primeira turma do Projeto Educacional Seagems, 54% dos estudantes foram mulheres.
Anna Sarah de Carvalho Costa, 17 anos, estudante do 3º ano da escola CINAMOMO, não conhecia a empresa antes do curso e ficou muito feliz em participar da formação. “Consegui absorver muita coisa nova. Descobri, por exemplo, que trabalhar embarcado não é tão fácil, após ver as operações sendo realizadas. Apesar de descobrir que embarcação é bem diferente do que pensei, eu gostei bastante de mexer nas peças, principalmente na hora de desmontar e montar novamente a bomba hidráulica em equipe. Já o escritório da Seagems, onde tivemos as aulas, achei incrível. Gostei ainda mais da parte da organização, e, para completar, entendi que segurança é muito importante nessa área”, afirmou.
“Sobre o curso que fizemos, eu diria para os candidatos da próxima turma: façam a prova, vocês não vão se arrepender,” concluiu a aluna.
Já Ana Karolina Werdam Bonifacio, 18 anos, estudante do 3º ano da escola Ciep 257, ainda estava em dúvida de qual profissão seguir e o curso abriu seus horizontes. “Essa foi a primeira vez que tive contato com a Seagems e é interessante pensar que tem uma empresa com essa relevância tão perto daqui, e muitos não fazem ideia. Eu já tinha ouvido falar sobre o mercado offshore, mas tinha muitas dúvidas sobre essa área. Gostei muito da iniciativa”, disse Ana.
“A gente teve aulas de hidráulica, mecânica, sobre técnicas de ROV. Eu nunca tive essa experiência e eu nem sabia como funcionava os equipamentos. Tivemos várias palestras, com vários profissionais, de diferentes áreas, que fizerem abrir o leque de profissões que posso escolher, pois experiências assim ajudam a abrir os nossos horizontes. E antes eu pensava que eu ia chegar lá e ter que fazer várias coisinhas, mexer com ferramentas… E o curso não é só isso, sabe? É um zilhão de profissões que você pode ter embarcado.
Eu sabia que eu queria trabalhar no escritório, mas não sabia muito sobre as profissões. Então, ali a gente ouviu sobre Técnico de Segurança do Trabalho – que eu já conhecia-, sobre Administração, setor de Compras, Treinamento… E foi abrindo os horizontes. Antes eu queria fazer curso técnico de segurança e agora eu já não sei mais, talvez faça administração. E conviver no escritório da Seagems foi, assim, incrível. Porque eu chegava lá e falava ‘aqui é o meu trabalho, minha empresa’. Eu fico me sentindo uma profissional mesmo. Eu chego aqui e penso que sou uma engenheira, sou uma administradora, eu fico muito boba.
Se eu tivesse que deixar uma mensagem para os próximos alunos das novas turmas seria: vão sem medo! A empresa é maravilhosa assim como os funcionários. E, principalmente, vão com a mente aberta, para novas perspectivas! É uma oportunidade única de conhecer esse meio profissional. É um curso rico em aprendizagem, com muitas vantagens. Vou torcer para poder fazer esse curso de novo, haha. Com certeza vou indicar para todos. Foi super gratificante para mim! Falar bem da empresa virou umas das minhas coisas favoritas. Nós todos amamos e com certeza vamos sentir muita falta quando terminar ” concluiu Ana Karolina.
Replicando conhecimento
Não é todo dia que os técnicos da Seagems têm a oportunidade de ensinar para jovens e alunos que ainda estão buscando uma profissão. Para ajudar nessa caminhada, o programa desenhado pela Seagems, que aproveita duas semanas durante o período de férias escolares, explorou os fundamentos da formação técnica e profissional para as carreiras mais comuns da empresa.
“A Seagems demonstrou um grande compromisso ao trazer esses jovens para nosso ambiente de trabalho, proporcionando uma experiência prática e valiosa que pode moldar seus futuros. Para mim, é uma honra poder compartilhar minha paixão e experiência com essa turma diversificada de adolescentes. Estou ansioso para ver como eles vão absorver e, posteriormente, aplicar os conhecimentos teóricos na prática”, afirmou Matheus Miranda, instrutor das aulas de Formação de Piloto de ROV do módulo I do curso.
Mário César Guimarães, instrutor da disciplina de Operador de Lançamento nível básico, disse que sua história na Seagems começou há mais de 10 anos e essa formação trouxe nostalgia para ele. Em 2014, quando a empresa estava nascendo, Guimarães começou a formar os profissionais que hoje são lideranças da Seagems. A força de trabalho especializada para esse mercado era escassa na época e coube a Mário planejar e ministrar as primeiras turmas de formação e aprimoramento da companhia. É emblemático que exatamente dez anos depois ele seja o primeiro professor do primeiro curso aberto à comunidade, adaptado para jovens, focado no aspecto social e não em suprir demandas internas.
“Ver hoje essa garotada nova é voltar ao passado, voltar dez anos atrás. E eu gostei do interesse do pessoal. Não esperava tanto, mas teve uma participação boa! Participar dessas aulas é muito gratificante, a gente aprende muito. E o que eu aprendo, eu repasso. Conhecimento não é para ficar parado. E eu tenho muito prazer em fazer isso, muito mesmo. É o que me motiva a continuar, mesmo com todos os anos de trabalho”, afirma Guimarães que atua na área desde 1978 e hoje já está aposentado.
Esta foi a primeira experiência do Programa Educacional Seagems, que aproveita janelas de férias dos estudantes da rede pública de Rio das Ostras para ofertar o curso. A empresa já estuda as datas para as próximas edições do programa, que deverá ter pelo menos uma realização anual.