Sala de Imprensa

Sapura inaugura novo escritório no Rio de Janeiro

Perto de completar 10 anos de operações, empresa líder no setor de serviços submarinos comemora boa fase dos negócios e expande área de atuação.

No ano em que a Sapura completa 10 anos de operações, a empresa inaugura seu novo escritório na cidade do Rio de Janeiro. Com o novo espaço, a área útil das instalações na capital do estado praticamente dobrou. Visitantes e empregados agora contam com salas específicas de lactação/amamentação para as mães, sala equipada de shiatsuterapia, além de espaço de relaxamento. As estações de trabalho aumentaram em 30%, e as salas de reunião passaram de 3 para 15. Além disso, há agora um andar focado nas equipes de engenharia.

Do ponto de vista de inovação, o grande diferencial do novo escritório é o estúdio audiovisual, voltado à gravação de vídeos, streaming de programações em áudio e realização de transmissões ao vivo. O estúdio integra um sistema ainda maior de som e vídeo integrado em todo o escritório, vinculado também à TV interna, totalmente regulado a partir de um tablet.

“A boa comunicação é um constante desafio para empresas offshore, com empregados sempre separados entre navios e escritórios, entre turmas em folga e ativas no trabalho. A nova estrutura da Sapura faz sentido porque amplia nossas possiblidades para comunicação e integração das nossas equipes, além de ser uma ótima ferramenta para criar conteúdo aberto ao público e apresentar melhor a empresa e o negócio à sociedade através de formatos com apelo bastante atual”, afirma Rogerio Salbego, CEO da Sapura.

O novo escritório também conta agora com um Network Operation Center (ou Centro de Operação de Rede) muito mais moderno e veloz, conectado ao sistema de análise de dados (big data) da Sapura, capaz de manter conexão em tempo real com todos os mecanismos de comunicação dos navios, podendo exibir ao vivo o conteúdo de mais de 40 câmeras de cada embarcação.

“De uma maneira geral, o novo escritório possibilita diferentes opções de interação e convívio entre os nossos empregados. Um ambiente muito mais agradável, inclusivo e acolhedor que reforça o nosso jeito de ser e de cuidar, uma máxima que tanto nos orgulhamos e que faz parte do nosso DNA”, afirmou Glaucia Maciel, Diretora de Recursos Humanos da Sapura.

Frota própria e moderna

A Sapura possui uma frota própria e moderna de 6 navios PLSVs, projetados e construídos inicialmente para suporte, instalação e lançamento de dutos flexíveis, com capacidade para atuar em projetos de engenharia submarina com alta complexidade. A empresa hoje ocupa 36% do mercado nacional de projetos de instalação e manutenção de dutos submarinos e, desde o início de suas operações, em 2014, mantem um alto nível de entrega operacional, com uma média de 97,6% de uptime.

As embarcações da frota têm capacidade para estocar até 4.000 toneladas de produtos. Cada navio conta com dois veículos submarinos controlados remotamente (ROVs) com capacidade de operar em até 3.000 metros de profundidade. Com essa tecnologia e uma equipe que mescla experiência e juventude, a empresa executa em média 12 projetos por mês para os seus clientes.

No que se refere à capacitação de mão de obra, 45% dos profissionais offshore que hoje trabalham na Sapura foram treinados e desenvolvidos internamente para ocuparem suas funções. A empresa também possui simuladores de Lançamento de Dutos e de operação em ROV no centro de treinamento próprio, equipamentos responsáveis pela capacitação de mais de 400 empregados. Além disso, mais de 2000 empregados já foram capacitados no Centro de Treinamentos SEA – Sapura Excellence Academy. Em 2023, foram mais de 10 mil dias de treinamento ministrados aos empregados e investidos mais de USD 1.540.000 nessas capacitações.

Responsável pela primeira instalação no mundo de uma Árvore de Natal Molhada em águas profundas (43 MT) – a uma profundidade de 2.150m – usando um navio PLSV, a Sapura já manuseou mais de 5.500km de dutos pelos mares brasileiros, o suficiente para cruzar todo o território dos Estados Unidos, de São Francisco até a província canadense Nova Brunswick.

Todos esses indicadores explicam o baixo turnover da empresa, já que quase 50% dos empregados Sapura têm mais de seis anos de casa; desde 2018 foi classificada anualmente como um excelente lugar para trabalhar pela GPTW, sempre ranqueado entre as melhores empresas Estado do Rio de Janeiro.

 

Outras Notícias
Assessoria de Imprensa

Débora Rolando

+55 21 98751-4902 (WhatsApp)

drolando@tramaweb.com.br

Ana Paula Teixeira

+55 11 99444-7347 (WhatsApp)

ana_paula@tramaweb.com.br

Victor Nascimento

+55 21 96787-1567 (WhatsApp)

victor.nascimento@seagems.com.br