A iniciativa “Celular com hora e lugar” tem o objetivo de estabelecer uma nova cultura sobre o uso dos aparelhos e melhor percepção sobre os riscos
A Sapura implementou, em abril deste ano, a campanha “Celular com hora e lugar”. O objetivo é conscientizar os empregados sobre os riscos do uso do equipamento em ambientes inadequados, seja no âmbito pessoal ou corporativo. A ideia é também analisar as consequências positivas dos cuidados que vêm sendo incorporados ao cotidiano organizacional.
Além de produzir vídeos explicativos, pôsteres e banners para a campanha, a companhia verificou e definiu os locais mais apropriados para o uso do aparelho, sinalizando esses ambientes nos escritórios e nos navios. Cerca de 80 placas foram confeccionadas e instaladas pelos diferentes ambientes da companhia. A meta é estabelecer um novo ponto na cultura da empresa, com o propósito de amadurecer e estimular a percepção de risco durante o uso do celular, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. Para isso, foram definidos três pilares de atenção: uso de celulares no ambiente offshore, em escritórios e em trajetos (dirigindo carros ou andado pelas ruas, por exemplo).
Os brasileiros passam hoje 5,4 horas por dia em média usando aplicativos móveis em seus smartphones. É o quarto país no ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS) em uso diário de celulares no mundo. Não por acaso, o número de acidentes com pedestres distraídos cresceu 800% nos últimos seis anos e 18% dos acidentes de carro são atribuídos à distração do motorista causada pelo uso do aparelho. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso de smartphones ao volante já é a terceira maior causa de mortes gerais no Brasil.
De acordo com a coordenadora de HSE, Suelen Marquetti, os celulares estão muito presentes no dia a dia das pessoas e seu uso se tornou, muitas vezes, imprescindível para a realização de atividades cotidianas. No entanto, é preciso saber quando e como usar, ter cautela, já que o aparelho compromete boa parte da nossa capacidade de atenção.
“Daí nasce a preocupação da nossa empresa e a nossa campanha. O foco é estimular essa percepção ao risco diante de uma coisa tão corriqueira nas nossas vidas, que de tão comum é banalizada. Precisamos lembrar que podemos submeter outras pessoas, e nós mesmos, a sérios perigos quando deixamos de dar atenção ao entorno para utilizar os aparelhos, seja na direção, na cozinha, no trajeto para casa, ou no ambiente corporativo. Por isso a Sapura implementou a campanha, para estimular o uso do smartphone de forma consciente e prevenir ocorrências de acidentes”, explica a coordenadora.
Ainda que a Sapura não tenha tido nenhum problema direcionado ao uso de celulares, a companhia compreendeu que essa era uma questão atual, sobre a qual precisava se antecipar. A ação foi então lançada durante um evento internacional no escritório da companhia, no Rio de Janeiro, no qual o CEO da Sapura Brasil, Rogerio Salbego, fez uma apresentação a todos os empregados a respeito do novo programa de segurança focado no uso de celulares.
Com três meses de campanha, 100% dos empregados Sapura já assistiram ao vídeo educacional e tiveram acesso às diversas peças gráficas que ajudam a refletir sobre os cuidados necessários na hora de utilizar o aparelho celular e dividir sua atenção entre o mundo material e o virtual.