Sala de Imprensa

Sapura muda de visual olhando para o futuro

Rebranding da empresa brasileira de serviços submarinos surge como uma consequência à diversificação de negócios e otimismo do mercado.

Com o objetivo de ressaltar a visão da empresa para um futuro energético diversificado, e afirmando sua experiência como uma das maiores empresas de soluções práticas em engenharia submarina do país, a Sapura apresenta sua nova identidade visual, incluindo o redesign da marca.

Com traços baseados em força, movimento e modernidade, o novo símbolo traz a letra S em um grafismo que lembra as estruturas do solo marinho, e novos tons de verde e azul. Ele acompanha o momento de transformação, conquistas e crescimento da companhia, o que caminha junto com a boa perspectiva do mercado nacional.

O novo posicionamento foi fruto de um processo de cocriação e colaboração entre diferentes áreas da Sapura, em parceria com a agência niteroiense Orla Comunicação Integrada.  No processo, foram realizadas imersões com diretores e empregados da Sapura para definir o ritmo e a energia com os quais a companhia pretende contagiar o mercado daqui em diante.

“A Sapura é uma empresa brasileira de pouco mais de uma década. Acaba de chegar à sua maturidade e precisamos entender esse momento, trabalhar com ele. Com essas mudanças, marcamos uma nova etapa de desenvolvimento e nos mantemos como uma empresa sempre atual e inovadora, além de gerar cada vez mais identificação com os nossos valores e propósitos”, explica Rogerio Salbego, presidente da Sapura. “O objetivo é mostrar que estamos constantemente avançando, fortalecendo nossa cultura e nossa alma. A nova marca busca refletir o DNA de inovação que sempre representou a Sapura.”

A nova marca e cultura visual da companhia aparece em um momento de respiro social e mercadológico após dois anos de intensa adaptação provocada pela pandemia de Covid-19, que acompanhou um desempenho morno no mercado mundial de óleo e gás. A Sapura aproveita o momento de retomada para navegar à toda velocidade.

O reposicionamento de marca materializa o trabalho de rebranding e inclui em seu plano de comunicação ações voltadas para o ambiente digital e redes sociais, além de uma estratégia de endomarketing a colaboradores. O movimento da empresa não se limita ao visual, visto que recentemente a Sapura apresentou novos valores, um novo Código de Ética e também um novo acionista, a Paratus Energy, que em novembro de 2022 adquiriu as ações da empresa que cabiam à Seadrill. Também em 2022 a Sapura inaugurou seu novo escritório em Rio das Ostras, RJ, totalmente desenhado e construído pela companhia.

 

Sobre o Novo Código de Ética

Com o compromisso de conduzir seus negócios com ética, integridade e transparência, buscar a melhoria contínua de seus processos, a Sapura atualizou o Código de Ética da empresa ainda em abril de 2022. O documento é mais enxuto e dinâmico que o anterior, e está em conformidade com as mais recentes políticas e os procedimentos que vão guiar a companhia pelos próximos anos.

“Nosso Código é um guia que nos dá diretrizes para fazermos a coisa certa, tanto na condução de nossos negócios e atividades, como no relacionamento com os nossos colaboradores, clientes e parceiros, nos orientando a tomar decisões éticas e corretas no nosso dia a dia”, ressalta Flavio Alves, Diretor de Contratos, Jurídico e Compliance.

Em um projeto robusto de reafirmação dos valores da empresa, todos os empregados da companhia passam agora por uma trilha de cursos baseados no novo Código de Ética.

 

Sobre a Sapura

A trajetória da Sapura começou a ser escrita no Brasil em 2011, quando a empresa nasceu e fechou seu primeiro contrato com a Petrobras. Em 2014, a companhia iniciou as operações com o PLSV – Pipe Laying Support Vessels (embarcação de suporte e lançamento de dutos submarinos) Sapura Diamante e Topázio e, no ano seguinte, com o Sapura Ônix. Já em 2016 completou a frota atual de seus embarcações com Sapura Jade, Rubi e Esmeralda.

Em 2018, a Sapura recebeu o primeiro Prêmio Melhores Fornecedores da Petrobras e, no ano seguinte, seu primeiro selo Great Place to Work (GPTW). Em 2021, após enfrentar o desafio da pandemia com seriedade e determinação, a companhia fechou novos contratos de longo prazo para a frota. Atualmente a empresa responde por 36% do mercado de PLSVs do Brasil.

Especializada em soluções práticas em engenharia submarina, a Sapura atua sobre e sob os mares, trazendo soluções às mais diversas demandas offshore das indústrias de energia. Cada um de seus seis navios é equipado com dois veículos submarinos controlados remotamente.  A empresa marca presença nas cidades do Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Duque de Caxias, Macaé, Vitória e Viena. É 100% brasileira e viabilizada a partir de uma Joint venture entre duas fortes multinacionais: a Sapura Energy Behard e a Paratus Energy Services Ltd.

Outras Notícias
Assessoria de Imprensa

Débora Rolando

+55 21 98751-4902 (WhatsApp)

drolando@tramaweb.com.br

Ana Paula Teixeira

+55 11 99444-7347 (WhatsApp)

ana_paula@tramaweb.com.br

Victor Nascimento

+55 21 96787-1567 (WhatsApp)

victor.nascimento@seagems.com.br