A empresa, cuja cultura organizacional é alicerçada no lema “Nós cuidamos uns dos outros”, tem como pilares a segurança e o bem-estar de seus empregados, promovendo uma relação interpessoal saudável e produtiva.
A Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, foi reconhecida no Ranking Melhores Empresas Para Trabalhar™ Rio de Janeiro 2024, promovido pela Great Place to Work (GPTW) Brasil em evento nesta quarta-feira, 31 de julho. A celebração premiou 80 empresas do estado entre 225 concorrentes. A Seagems conquistou o 13º lugar entre as companhias de grande porte. Este foi o sexto ano consecutivo em que a empresa se consagrou como uma GPTW. Além do prêmio, a Seagems foi também reconhecida como um destaque nacional em Saúde Emocional.
“Estar no ranking GPTW reforça o compromisso da Seagems com a segurança, bem-estar e desenvolvimento contínuo da nossa equipe, não só demonstrando excelência nas entregas operacionais, com práticas sustentáveis e inovadoras, mas cuidando de cada pessoa que faz parte da nossa empresa”, afirma Glaucia Maciel, diretora de Recursos Humanos da Seagems.
O reconhecimento pelo Great Place to Work não apenas celebra a excelência no trato com seus empregados, mas também destaca a eficácia das políticas de bem-estar implementadas pela Seagems. A baixa taxa de rotatividade no ano, 3,9%, reflete a satisfação dos empregados. Outra prova de sucesso foi o convite que a equipe de RH da Seagems recebeu por uma de suas acionistas, a Sapura Energy, para dar uma palestra sobre como ser GPTW em evento interno neste mês em Kuala Lumpur, Malásia. Lá, a conversa foi sobre oportunidades contínuas de melhorias e escuta ativa aos empregados.
Destaque em Saúde Emocional
A Seagems foi contemplada mais uma vez com o selo Destaque em Saúde Emocional, horaria que nasceu de uma parceria entre a Great People Mental Health e o Great Place to Work Brasil, com o intuito de reconhecer as melhores organizações quando se trata de cuidar das pessoas. Das 80 empresas participantes do evento de premiação estadual, apenas sete receberam o reconhecimento.
Em 2022, a empresa já havia sido reconhecida como um destaque nacional em Gestão Saudável pela GPTW, fruto principalmente das medidas de cuidado com os empregados durante a pandemia de Covid-19. Hoje, todos os profissionais da Seagems, assim como seus dependentes e seus pais, têm direito a assistência psicológica remota fornecida pela empresa através de um programa dedicado.
Para Rubem Falcão, Técnico de Segurança. que completou dez anos de Seagems em 2024, os pontos que me chamam atenção na Seagems é a facilidade em falar com todos, desde a alta diretoria até a equipe do deque. “É uma empresa inovadora, que aceita todos os desafios e se preocupa com todos que nela trabalham. Mesmo em épocas difíceis, como na pandemia, manteve todo o seu quadro de funcionários e se manteve buscando formas de melhorar nosso bem-estar. É uma empresa nova que continua crescendo muito rápido e disputando com grandes empresas líderes mundiais no ramo de construção submarina”, disse.
Já para Raquel Santos, Operadora de Lançamento da Seagems que está na empresa há três anos, atuar na companhia é sempre motivo de orgulho. “Iniciei minha jornada na empresa como terceirizada e logo percebi a excelência no ambiente de trabalho e na qualidade dos equipamentos de proteção. A Seagems dá oportunidade, eu vejo isso com todo mundo. As pessoas que trabalham e dão o melhor de si realmente são reconhecidas e têm oportunidades. A empresa faz de tudo, de tudo mesmo, para o funcionário se sentir bem, da direção à logística. É fora do normal!”, afirmou.
“A Seagems me deu tanto incentivo a ser uma boa profissional, a me dedicar mais a cada dia, que eu tomei a iniciativa de largar o cigarro para conseguir dar mais de mim, ter mais fôlego, melhorar o condicionamento físico para poder entregar mais no meu trabalho. E tudo isso, as coisas boas que aconteceram na minha vida, é porque eu quero mostrar mais e ser reconhecida. E eu sempre sou. Pela minha chefia, pela liderança… E eu só tenho a agradecer”, concluiu a operadora.
A Great People Mental Health esteve na premiação Melhores Empresas para trabalhar GPTW Rio de Janeiro 2024, destacando as companhias no tema saúde mental. Para isso, o grupo desenvolveu sua ferramenta exclusiva para a interpretação de comentários abertos por meio do uso de inteligência artificial em parceria com o laboratório de pesquisas do Ecossistema Great People®, o The Turing® e grupos de pesquisa nos EUA e Canadá, o que permite a análise do Estágio de Desenvolvimento Emocional de cada empresa. Para a GPMH, o reconhecimento do ambiente organizacional através de um destaque é um valor que empodera a cultura de bem-estar da empresa.
Foco em cuidado e bem-estar na gestão
O Adding by Subtracting é um programa e filosofia institucionais da Seagems, implantado em 2023. Sua proposta central é simplificar processos para melhorar produtividade e qualidade de vida dos empregados. Para isso, a Seagems realiza uma revisão contínua dos processos, explorando tecnologias avançadas, incluindo soluções de IA.
Com o programa, a empresa propõe a otimização da carga de trabalho (pela identificação e eliminação de atividades supérfluas e não produtivas), facilitação do dia a dia (com a amplificação de rotinas de trabalho para reduzir o esforço e aumentar a eficiência) e melhoria contínua dos processos internos, no estímulo à adoção da metodologia E.S.S.A. (Eliminate, Simplify, Standardise e Automate, ou seja, Eliminar, Simplificar, Padronizar e Automatizar).
Focada na qualidade do cotidiano laboral de seus profissionais, recentemente a Seagems implementou a plataforma Fiter, um software SaaS que mede trimestralmente o “Pulso de Felicidade” dos empregados, através de Inteligência Artificial (IA) e conceitos de neurociência. Com apenas 8 cliques, os empregados recebem uma análise personalizada que abrange compatibilidade com o cargo, orgulho institucional, desempenho profissional, clima de trabalho e fit cultural. Esta ferramenta permite um diagnóstico preciso, possibilitando melhorias contínuas no ambiente de trabalho e na jornada pessoal dos profissionais contratados pela Seagems.
Foco em pessoas
A equipe da Seagems é composta hoje por 1.045 profissionais, divididos entre as suas embarcações e três escritórios (Rio de Janeiro, Rio das Ostras e Viena). Em 10 anos de operação a companhia realizou 2.314 promoções e mudanças de nível aos profissionais da casa, que passaram por mais de 1.250.000 horas de treinamento interno. No que se refere à capacitação de mão de obra, 45% dos empregados offshore que hoje trabalham na empresa foram desenvolvidos internamente para ocuparem suas funções.
“Formar mão de obra qualificada é uma das principais preocupações da Seagems. Essa iniciativa explica o baixo turnover da empresa, já que quase 50% dos empregados têm mais de seis anos de casa. Desde 2018 a companhia é certificada anualmente como um excelente lugar para trabalhar pela GPTW, sempre ranqueada entre as melhores empresas do Estado do Rio de Janeiro. A segurança dessas pessoas também é algo de extrema importância para nossa operação. Em 10 anos a Seagems totaliza 3.319 dias sem acidentes e incidentes, ou seja, mais de 91% dos nossos dias de trabalho podem ser considerados dias perfeitos”, disse Rogerio Salbego, CEO da Seagems.
A Seagems possui um programa de desenvolvimento próprio sob a sigla SEA – Seagems Excellence Academy, com material didático desenvolvido internamente e trilhas de aprendizado com centenas de horas planejadas. O SEA conta ainda com um centro de treinamentos estruturado em Rio das Ostras, onde ficam os simuladores de Lançamento de Dutos e de Operação em ROV, equipamentos responsáveis pela formação de mais de 400 empregados em suas áreas de atuação.
No que se refere à diversidade, hoje a Seagems tem 16% do seu quadro de empregados composto por mulheres, em diferentes posições, seja offshore ou em cargos de liderança, que representa um aumento de 9% da presença feminina na companhia desde sua criação. Tal percentual deixa explicita a posição de vanguarda da empresa em um mercado tradicionalmente masculino, mas que tende à maior diversidade.